Por Raphaela Gamo - formada em Relações Públicas pela UniSantos em 2010 e aluna do curso Direito da mesma universidade.
O livro “Como falar em público”, de
Izidoro Blikstein, apresenta técnicas para falar bem diante de um auditório,
mostrando que é possível vencer o medo e fazer uma apresentação clara,
persuasiva, competente e que gere resultados satisfatórios ao apresentador.
Falar bem em público não é um dom,
mas sim uma habilidade que se adquire com prática, treino e aplicação de
elementos estratégicos na hora de se comunicar.
Para uma boa apresentação é preciso
um planejamento, ou seja, toda a sua apresentação, do começo ao fim deve ser
planejada nos mínimos detalhes, pois para falar bem, é necessário preparação e
ensaio. Ter um plano B também faz parte do planejamento, já que imprevistos
ocorrem.
O que é preciso para uma boa
apresentação?
Planejamento;
Ensaio;
Organização de idéias;
Persuasão;
Empatia;
Boa expressão verbal e corporal;
Domínio dos recursos audiovisuais;
Autopercepção e percepção do
ambiente;
Comunicação clara e objetiva.
Planejamento
A organização e a articulação de uma mensagem objetiva e lógica é a chave de
uma apresentação de sucesso, para isso é necessário fazer uma seleção de informações relevantes para o
público-alvo. É importante ajustar o conteúdo da mensagem aos objetivos da
apresentação e também ao nível de interesse, conhecimento e expectativa dos
ouvintes. A relevância depende do conhecimento que o orador tem dos ouvintes,
por isso, é fundamental conhecer seu repertório, que bagagem cultural que as
pessoas possuem, como vivências e experiências afetivas, religiosas,
artísticas, conhecimentos científicos, históricos, profissionais e etc.
Outro ponto importante é a coesão das ideias, ou seja, para uma comunicação
efetiva é necessário que a mensagem seja transmitida em uma sequência lógica,
para que o público entenda o conteúdo da mensagem.
O terceiro ponto que deve ser
ressaltado é o investimento adequado ao conteúdo e objetivo.
É essencial planejar a distribuição do tempo, os argumentos e as informações a
serem transmitidas.
Ficha Mental e Ensaio
Ter uma ficha mental é memorizar a
sequência da apresentação e elaborar um roteiro a ser seguido, como uma espécie
de guia, para que não seja esquecido nenhum item importante. A ficha mental
proporciona ao orador segurança, clareza e objetividade, além de uma boa
administração das ideias.
Persuasão
A persuasão é fazer com que os
ouvintes possam aderir às ideias da mensagem e comprá-las. Para ter persuasão é
importante que o orador tenha convicção, empatia e credibilidade, ou seja, que
esteja convicto de suas ideias, que saiba o que o público quer ouvir e que
tenha um relacionamento amigável, além de ser um orador respeitável, que saiba
o que está dizendo, pois sem credibilidade não há como persuadir.
Fala, expressão corporal e
recursos audiovisuais
Como vimos, o planejamento e a
persuasão são dois pontos muito importantes, mas também é preciso analisar
outro ponto importante: a competência do orador.
- Expressão Verbal
Tropeços ou ruídos do orador podem
comprometer a mensagem, por isso, ter uma boa expressão verbal é fundamental
para o sucesso de uma apresentação. Para isso, uma voz mais impostada com boa
pronúncia, entusiasmo, expressão facial sorridente e entonação são fundamentais
para um clima leve e descontraído.
Uma fala competente é aquela audível,
que combina entonação, produção da voz, pronúncia, ritmo e pausas.
- Voz
O orador deve controlar os movimentos respiratórios a fim de que a expiração
predomine, pois é ela que gera o sopro necessário para a produção dos sons, por
isso desempenha um papel decisivo para a qualidade da voz.
Para uma voz audível, o orador deve
investir na expiração para impulsionar o volume e altura dos sons. Para um
timbre adequado e agradável, é preciso controlar a força da expiração, evitando
a perda de fôlego e o excesso de pressão nas cordas vocais.
- Entonação
Uma fala envolvente cria um ambiente
afetivo favorável e isto influi na recepção das mensagens, pois conforme o tom
da voz, um simples “bom dia” pode conotar amabilidade, polidez, frieza e etc,
quem dirá uma apresentação cujo objetivo é persuadir. Para se ter uma ideia,
uma entonação pode dar diferentes sentidos a uma frase e tornar um discurso
mais dinâmico e atraente. Saiba usar de forma hábil a entonação.
- Pronúncia, ritmo e clareza da
fala
A má qualidade da pronúncia pode prejudicar a clareza de uma apresentação e o
entendimento dos ouvintes. Falar em público é diferente de falar entre amigos,
onde muitas vezes usamos gírias. Na apresentação, a linguagem deve ser
disciplinada, clara, nítida e bem articulada.
Dica: Leia textos em voz alta com o
objetivo de treinar os movimentos articulatórios.
- Ritmo e pausas
A velocidade das informações deve ser
observada, pois pelo fato do orador estar empolgado ou tenso pode prejudicar a
apresentação. Se for rápido demais, prejudicará a clareza das informações, e se
for muito lento, causará monotonia e cansaço. Para evitar isso, adote pausas
para ganhar fôlego e administrar o ritmo.
- Expressão Corporal
A fala depende também da boa expressão corporal. Para uma apresentação eficaz,
é necessário estabelecer contato visual, gestos e movimentos, afinal, o corpo
também fala e emite mensagens, signos e indícios.
Dicas para uma boa expressão corporal
Manter contato visual com os
ouvintes;
Ter uma expressão corporal amigável;
Fazer gestos e movimentos coerentes
com a apresentação;
Evitar gestos desordenados;
Não prender as mãos, braços, pernas e
pés;
Evitar colocar as mãos nas costas,
quadris e bolsos;
Evitar gestos e posturas
inconvenientes;
Evitar postura imobilizada;
Não ficar na frente do projetor;
Utilizar caneta laser para a
indicação de itens nos slides;
Utilizar trajes pertinentes à
ocasião;
Articular de modo harmônico e
coerente a fala (voz, entonação, pronúncia, gestos, posturas, ritmo e pausas) e
também controlar a expressão corporal (contato visual, gestos, posturas,
movimentação e vestuário). Além disso, saber usar os recursos audiovisuais é
essencial para uma melhor compreensão da mensagem.
Recursos Audiovisuais
É importante ter em mente que os
recursos audiovisuais devem ser apenas um suporte, pois o apresentador e sua
mensagem é que são a atração principal. O ideal é evitar um número exagerado de
slides, excesso de texto e o exagero nas animações.
- Power Point não é
teleprompter
Os slides devem reforçar a palavra do
apresentador e não repeti-las, ou seja, não é uma cola, mas sim em acréscimo
visual, por isso, nunca leia os slides!
Dica: Use o recurso de anotações do
software e depois imprima, para que tenha um roteiro a ser seguido e que sua
apresentação esteja linkada aos slides.
- Cronograma de apresentação
Os slides devem consumir cerca de 60%
a 70% do tempo, a dica é planejar uma média de 2 a 3 minutos por slide. Os
outros 30% da apresentação é interessante reservar para possíveis perguntas e
interações com o público, ou até mesmo para reparar possíveis falhas técnicas.
Veja outros pontos importantes para os slides:
Fazer um bom uso das imagens é
imprescindível para alcançar a emoção do público. Use aquelas que provoquem
respostas emotivas. A dica é usar mais imagens do que texto;
Outro ponto interessante dos slides é
harmonizar as cores e os tons, buscando os mais agradáveis aos olhos e ao
contexto do assunto da apresentação;
Sempre faça um teste com o projetor
para avaliar a qualidade visual dos slides, pois no monitor tudo pode ser
diferente;
Apresente textos com tópicos e
palavras-chaves. Uma dica é utilizar palavras que provoquem a curiosidade dos
ouvintes;
Cuidado com a ortografia: Revise,
revise e revise o conteúdo;
Nunca diga em uma apresentação: “Ok, vamos
para o próximo slide!” A sequência deve ser natural e costurada. Quem dita a
sequência é o ritmo;
Evite o exagero de efeitos especiais
e sonoros;
Se for entregar algum material
adicional no fim da apresentação, crie um específico contendo dados não explicitados
na apresentação, como tabelas, textos e etc.
Estilo
Para
falar bem com o público é preciso de uma linguagem clara, elegante e correta.
Uma linguagem “feia” pode comprometer toda a mensagem da apresentação, por
isso, se atente a:
Erros gramaticais;
Falta de clareza;
Uso de linguagem chula;
Emprego correto dos verbos;
Concordância nominal;
Uso de preposições e pronomes;
Erros de pontuação nos slides;
Cuidado com a redundância e
pleonasmo.
Receita para falar em público
Planejamento, ficha mental (roteiro
de guia) e muito ensaio;
Saber utilizar os recursos
audiovisuais;
Ter empatia, persuasão, credibilidade
e domínio do assunto a ser apresentado;
Boa expressão verbal e corporal;
Comunicação clara, objetiva e
dinâmica.
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