A proximidade é muito importante no relacionamento entre as
empresas e a mídia. E não só por intermédio de sugestões de pautas ou
envio de releases, ou ainda em eventos, mas em encontros ou contatos pessoais
esporádicos, nos veículos ou nas empresas, simplesmente para um café e uma
troca de ideias sobre cenários, momentos etc., sem compromissos de publicações.
Às vezes, até para sugerir assuntos que não são da área do cliente/empresa, mas
que seriam abordagens construtivas para a sociedade em geral.
Na verdade, esse tipo de aproximação estratégica pode parecer apenas
interesseira, com objetivos de ganhar confiança e ocupar
espaços. Mas, essa prática precisa ir além e ser concretizada com
outra visão, a de que é através do diálogo permanente entre as pessoas, sejam
família, amigos, trabalho, relações com mídia, e outras, que se mantém
o entendimento, fator fundamental para a compreensão do outro,
seja este uma empresa e seu negócio ou uma pessoa e suas questões
pessoais. E isso passa a ser também, portanto, uma estratégia de comunicação
social, formando nas pessoas a consciência de muito ou tudo pode ser resolvido
com um bom papo inteligente e transparente.
Entretanto, essa transparência e sinceridade precisa também estar
presente quando ocorrerem os problemas, com as empresas vindo a público de
imediato e se posicionando sobre o que está acontecendo, seja um acidente ou um
dano ambiental etc.
Diálogo constante, portanto, é uma ferramenta entre os públicos, que
pode estar associada às demais comumente usadas com a mídia, como as propostas
de pautas, visitas, convite para eventos internos e externos,
disponibilidade de informações em sites/blogs, atendimento rápido às demandas
dos veículos etc.
Com um relacionamento próximo, sempre, o canal para divulgar o negócio
por intermédio da entrevista com um executivo fica bem aberto. Ou mesmo a
sugestão desse profissional para a participação em alguma opinião sobre
assuntos de sua especialidade e não necessariamente ligados à empresa.
Também a disponibilização do executivo com o veículo, sem compromisso de
publicação, para um papo sobre o funcionamento do negócio/empresa é um bom
caminho.
Por outro lado, a empresa precisa estar preparada para a concordância
imediata a um pedido dá mídia para uma entrevista. Ou, pelo menos, para
fornecer informações que este poderia apresentar, caso não possa ser entrevistado
naquele momento. E a solicitação para uma entrevista dessas, de um veículo
a uma empresa, precisa estar bem elaborada, para valorizar a presença/contato
do profissional numa pauta que seja do negócio e outros assuntos, sempre
respeitando os limites da privacidade.
Internamente, e de forma constante, o profissional de comunicação
precisa estar sempre valorizando junto aos executivos a importância da
proximidade com a mídia para um bom relacionamento, que abrirá portas para a
ocupação de mais espaços.
Por meu grande amigo e mestre Luiz Carlos Bezerra
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