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quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

..:: Proximidade é um caminho para novos espaços ::..





A proximidade é muito importante no relacionamento entre as empresas e a mídia. E não só por intermédio de sugestões de pautas ou envio de releases, ou ainda em eventos, mas em encontros ou contatos pessoais esporádicos, nos veículos ou nas empresas, simplesmente para um café e uma troca de ideias sobre cenários, momentos etc., sem compromissos de publicações. Às vezes, até para sugerir assuntos que não são da área do cliente/empresa, mas que seriam abordagens construtivas para a sociedade em geral.

Na verdade, esse tipo de aproximação estratégica pode parecer apenas interesseira, com objetivos de ganhar confiança e ocupar espaços. Mas, essa prática precisa ir além e ser concretizada com outra visão, a de que é através do diálogo permanente entre as pessoas, sejam família, amigos, trabalho, relações com mídia, e outras, que se mantém o entendimento, fator fundamental para a compreensão do outro, seja este uma empresa e seu negócio ou uma pessoa e suas questões pessoais. E isso passa a ser também, portanto, uma estratégia de comunicação social, formando nas pessoas a consciência de muito ou tudo pode ser resolvido com um bom papo inteligente e transparente.

Entretanto, essa transparência e sinceridade precisa também estar presente quando ocorrerem os problemas, com as empresas vindo a público de imediato e se posicionando sobre o que está acontecendo, seja um acidente ou um dano ambiental etc.

Diálogo constante, portanto, é uma ferramenta entre os públicos, que pode estar associada às demais comumente usadas com a mídia, como as propostas de pautas, visitas, convite para eventos internos e externos, disponibilidade de informações em sites/blogs, atendimento rápido às demandas dos veículos etc.

Com um relacionamento próximo, sempre, o canal para divulgar o negócio por intermédio da entrevista com um executivo fica bem aberto. Ou mesmo a sugestão desse profissional para a participação em alguma opinião sobre assuntos de sua especialidade e não necessariamente ligados à empresa.

Também a disponibilização do executivo com o veículo, sem compromisso de publicação, para um papo sobre o funcionamento do negócio/empresa é um bom caminho.

Por outro lado, a empresa precisa estar preparada para a concordância imediata a um pedido dá mídia para uma entrevista. Ou, pelo menos, para fornecer informações que este poderia apresentar, caso não possa ser entrevistado naquele momento. E a solicitação para uma entrevista dessas, de um veículo a uma empresa, precisa estar bem elaborada, para valorizar a presença/contato do profissional numa pauta que seja do negócio e outros assuntos, sempre respeitando os limites da privacidade.


Internamente, e de forma constante, o profissional de comunicação precisa estar sempre valorizando junto aos executivos a importância da proximidade com a mídia para um bom relacionamento, que abrirá portas para a ocupação de mais espaços.

Por meu grande amigo e mestre Luiz Carlos Bezerra

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