Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Relações Públicas e os Eventos



Eu acredito que as Relações Públicas está para os eventos, assim como os eventos estão para as relações públicas. É uma via de mão dupla, porque quem entra na faculdade de RP em muitos casos é para trabalhar com eventos. Pois é algo mais concreto, sejam os corporativos internos ou trabalhar em uma agência.

Existem no mercado, grandes produtores de eventos, que são formados nas mais diversas áreas. A diferença é que eles não tiveram em sua base curricular matérias de organização e produção de eventos. Já para os formado em Relações Públicas essa é a base! Porque, quase tudo que precisa de organização é um evento: desde uma festinha na firma até uma inauguração de uma grande indústria ou em solenidade com várias autoridades.

Quando entrei na faculdade, meu foco foi na área de eventos. Pois trabalhava em uma siderúrgica no Litoral de São Paulo, que tinha o setor de comunicação bem atuante. O primeiro evento em que atuei ainda estudando, foi como voluntário: trabalhei como auxiliar no aniversário da empresa, carregando caixas de brindes e ficando nos bastidores. Foi a melhor aula na prática, pois pude aprender e compartilhar com pessoas que já estavam no mercado de trabalho há mais de 30 anos. 

Com o passar dos anos, já formado, fui trabalhar em uma agência onde era responsável pelo departamento de eventos e por mais de 10 anos, organizei e produzi para os mais diversos mercados, desde um café para empresários a uma convenção com mais de 15mil participantes.

Mas, independente disso, vocês sabem o que mais falta? É falarmos: Sou RELAÇÕES PÚBLICAS e ter orgulho! Porque nem todos tem a obrigação de saber o que somos ou o que fazemos. E como sempre diz o Guilherme Alf, “Todo precisa de um RP....” 

Vale a pena lembrar um detalhe: Amigos relações-públicas recém formados que pensam que trabalhar com eventos é só glamour e que vai viver como estivesse em um desfile do São Paulo Fashion Week ou nos shows do Rock in Rio, que é um ledo engano, vai ter que carregar muitas caixas e ralar muito para isso. E, para os simples mortais que pensam que é só chegar e já vai estar tudo pronto, não estará, sem um profissional. Pois há várias etapas a serem cumpridas e realizadas, desde a primeira reunião de briefing até a entrega final do evento e tomar a champanhe, não esquecendo de mencionar que seremos os primeiros a chegar e os últimos a sair do evento.

Para finalizarmos essa reflexão, precisamos muito além do curso de RELAÇÕES PÚBLICAS, é continuar e estudar, pois o mercado de eventos é vasto e acredito que quem está mais capacitado para atuar no setor é um profissional de relações-públicas. Procure sempre estar antenado. Principalmente neste momento pós-pandêmico, onde o mercado está abrindo oportunidades tanto para os eventos presenciais quantos os digitais, e se você além de RP estiver atento, poderá se expandir profissionalmente neste segmento digital. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato!!

Continue participando!!

Novo Mundo | Relações Públicas

..:: Busca ::..

..:: Translate this blog! ::..

..:: Novo Mundo RP ::..