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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

..:: O RELAÇÕES PÚBLICAS DO AGORA ::..

                   O futuro das Relações Públicas já chegou! 
                        Então, como deve ser um RP atual?


Começamos (dentre outras atividades) como assessores de imprensa, lutando para emplacar conteúdo aos limitados canais de comunicação até o século XX. Confesso que esta parte não é muito diferente do que continuamos a fazer, porém agora com “blogueiros”, “vlogueiros”, “instagramers”, etc... Mas é inegável e perigoso não assumir que o universo se expandiu.

Se o mundo mudou e continua mudando, como definir um profissional de RP? Como visualizar novas possibilidades, novos mercados, novas formas de atuar? Já que hoje algo funciona e amanhã não existe mais. Orkut morreu ontem, MSN anteontem... Desta forma... Nos resta dançar conforme a música.

Por definição "Relações Públicas é um processo de comunicação estratégica que constrói relações mutuamente benéficas entre organizações e seus diversos públicos."

Embora essa definição seja apresentada até hoje nas universidades e livros sobre o assunto. Wendy Zaas, vice-presidente executivo da empresa PR Rogers & Cowan, defende que este é um resumo ultrapassado que não integra o marketing e mídias sociais." Relações Públicas não podem caminhar sozinhas, devem englobar o melhor de todas as três disciplinas tecidas juntamente com uma estratégia inteligente, impactante, e criativa."

As redes sociais transformaram a relação entre as empresas e quem se comunica com elas. O processo de relações públicas costumava ser singularmente de via única - mas o futuro do RP é agora um conglomerado, focado principalmente em criar um processo de comunicação, facilitar uma conversa em curso e vigiar assiduamente as inovações na área de comunicação.

Além disso, o dia a dia e planejamento também mudaram... Se antes medir retorno sobre o investimento de RP, era limitado e pesquisas de satisfação posteriores às ações, hoje métricas tendo em conta os objetivos de marketing e estratégias dos concorrentes são norma, regra e lei!

Uma vez que neste século não existe mais a “mídia tradicional”, o profissional deve deixar de ser só vigilante, recebendo Clipping, monitorando e apagando fogo... Ele deve ser pró-ativo e progressivo.
Ser RP de alguém (ou de alguma empresa), é criar e proteger uma imagem, gerar conteúdo que envolva o público-alvo em uma experiência compartilhável e interativa. 
Começamos como assessores, mas hoje se ficarmos sentado medindo a cobertura da imprensa, voltaremos a esta era imediatamente, estagnaremos e sumiremos do mapa. Profissionais de RP devem agora posicionar seus clientes no centro da audiência, pois é esta audiência que os levará ao ciclo de notícias e definirá a reputação de sua marca. Veja! Não precisa jogar fora seu press kit... Mas não limite-se a ele.

Por LEONARDO TANAKA graduado em Relações Públicas, especialista em Marketing Empresarial. Palestrante, empresário e consultor de Comunicação Corporativa. 


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