O futuro das Relações Públicas já chegou!
Então, como deve ser um RP atual?
Se o mundo mudou e
continua mudando, como definir um profissional de RP? Como
visualizar novas possibilidades, novos mercados, novas formas de atuar? Já
que hoje algo funciona e amanhã não existe mais. Orkut morreu ontem, MSN
anteontem... Desta forma... Nos resta dançar conforme a música.
Por definição
"Relações Públicas é um processo de comunicação estratégica que constrói
relações mutuamente benéficas entre organizações e seus diversos
públicos."
Embora essa
definição seja apresentada até hoje nas universidades e livros sobre o assunto.
Wendy Zaas, vice-presidente executivo da empresa PR Rogers & Cowan, defende
que este é um resumo ultrapassado que não integra o marketing e mídias
sociais." Relações Públicas não podem caminhar sozinhas, devem
englobar o melhor de todas as três disciplinas tecidas juntamente com uma estratégia
inteligente, impactante, e criativa."
As redes sociais
transformaram a relação entre as empresas e quem se comunica com elas. O
processo de relações públicas costumava ser singularmente de via única - mas o
futuro do RP é agora um conglomerado, focado principalmente em criar um
processo de comunicação, facilitar uma conversa em curso e vigiar assiduamente
as inovações na área de comunicação.
Além disso, o dia a
dia e planejamento também mudaram... Se antes medir retorno sobre o
investimento de RP, era limitado e pesquisas de satisfação posteriores às
ações, hoje métricas tendo em conta os objetivos de marketing e estratégias dos
concorrentes são norma, regra e lei!
Uma vez que neste
século não existe mais a “mídia tradicional”, o profissional deve deixar de
ser só vigilante, recebendo Clipping, monitorando e apagando fogo... Ele
deve ser pró-ativo e progressivo.
Ser RP de alguém
(ou de alguma empresa), é criar e proteger uma imagem, gerar conteúdo que
envolva o público-alvo em uma experiência compartilhável e interativa.
Começamos como
assessores, mas hoje se ficarmos sentado medindo a cobertura da imprensa,
voltaremos a esta era imediatamente, estagnaremos e sumiremos do
mapa. Profissionais de RP devem agora posicionar seus clientes no centro
da audiência, pois é esta audiência que os levará ao ciclo de notícias e
definirá a reputação de sua marca. Veja! Não precisa jogar fora seu press
kit... Mas não limite-se a ele.
Por LEONARDO TANAKA graduado em Relações Públicas,
especialista em Marketing Empresarial. Palestrante, empresário e consultor de
Comunicação Corporativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu contato!!
Continue participando!!
Novo Mundo | Relações Públicas