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segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Partidos evitam levantar bandeiras e pouco se diferenciam, diz pesquisa

25/09/2014 08h47 - Atualizado em 25/09/2014 14h52


Observatório analisou discursos de apresentação das 32 legendas do país.
Pesquisadores dizem que partidos ainda preferem focar em personalidades.

Amanda PolatoDo G1, em São Paulo
Discursos dos partidos políticos (Foto: Reprodução/OCI)Nuvens de palavras feitas a partir do discurso de partidos (Foto: Reprodução/OCI)
Os partidos políticos brasileiros têm graves problemas de comunicação, diz uma pesquisa inédita do Observatório da Comunicação Institucional (OCI). Após análise dos discursos das 32 siglas do país, especialistas perceberam pouca diferença entre eles, além da falta de informações claras e objetivas sobre o que pensam, fazem e propõem.
Com sede no Rio de Janeiro, o OCI não tem fins lucrativos ou vinculação partidária. O estudo “Leitura informal sobre o discurso institucional dos partidos políticos brasileiros” reuniu textos de apresentação dos partidos na internet, entre 19 de agosto (início da propaganda eleitoral gratuita) e 10 de setembro, e criou “nuvens de palavras” por meio de um software. Elas mostram, visualmente, quais são os termos mais usados.
O resultado indica que, muitas vezes, o que diferencia as legendas são as personalidades que elas exaltam, como Getúlio Vargas, Luiz Inácio Lula da SilvaPaulo MalufEymael ePaulinho da Força. “As bandeiras ficam em segundo plano”, diz Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos, especialista em opinião pública e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele foi o responsável pela análise dos discursos.
Falta transparência. O eleitor tem o direito de conhecer o que está por trás dos candidatos"
Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos, da UFRJ
De maneira geral, os partidos evitam falar sobre a sua estrutura, mostrar quais são os seus compromissos e ideologias e em quais projetos votaram contra ou a favor, de acordo com o estudo. “Falta transparência. O eleitor tem o direito de conhecer o que está por trás dos candidatos. A divulgação de informações não é papel apenas da imprensa”, afirma Ribeiro dos Santos.
Para o professor, o foco em candidatos e figurões é reflexo da própria estrutura política no Brasil. “Desde o Império e o coronelismo, na República, as personalidades estão no centro. Agora, dentro da lógica da democracia, os partidos fazem poucos esforços para construir uma identidade.”
Observando mais de perto as ideias em destaque nos textos dos partidos, é possível separá-los em alguns grupos, como os cristãos, ecológicos, trabalhistas, liberais, os de centro-esquerda. Mas, mesmo dentro de cada grupo, as diferenças são pequenas, de acordo com Santos.
Pouca atenção à internet
A pesquisa revela que os partidos não se empenham em organizar e simplificar o acesso às informações disponíveis na internet, segundo Manoel Marcondes Machado Neto, diretor-presidente do OCI e coordenador do levantamento, além de professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O pesquisador explica que foram coletados textos dos sites dos partidos, na Wikipédia e nos seus perfis no Facebook e no LinkedIn, porque são estas as principais fontes de consulta dos eleitores. Na TV e no rádio, o tempo é dedicado, principalmente, aos candidatos, e não às ideias dos partidos.
Os partidos perdem a oportunidade de conversar com os eleitores"
Carolina Terra, especialista em mídias sociais
“Encontramos websites sem informação institucional relevante ou, por outro lado, prolixos, além de sites de curta vida só para a eleição, do tipo ‘candidatofulano.com’, e textos ‘sobre si’ na Wikipédia abandonados à própria sorte, quando sabemos que é preciso monitorar constante e permanentemente ‘o que dizem de nós mesmos’ na rede”, diz Marcondes Neto.
Para Carolina Terra, especialista em mídias sociais e professora visitante da Universidade de São Paulo, "é muito fraco o cuidado que os partidos têm com a sua presença no digital". Ela diz que, além de produzir conteúdos institucionais, também é preciso olhar o que se fala sobre a instituição na rede, mesmo em sites que não são domínio da legenda, como a Wikipédia.
 "Os partidos perdem a oportunidade de conversar com os eleitores e de construir uma marca forte ao longo de todo o ano, não apenas durante as eleições. E de construir uma imagem que vá além das personalidades. Para os eleitores, isso seria muito importante, porque ajudaria a tomar decisões melhores", afirma.
Confira as nuvens de palavras de outros partidos:
Nuvem de palavras com discursos dos partidos (Foto: Reprodução/OCI)
Nuvem de palavras com discursos dos partidos (Foto: Reprodução/OCI)
Nuvem de palavras com discursos dos partidos (Foto: Reprodução/OCI)
Nuvem de palavras com discursos dos partidos (Foto: Reprodução/OCI)
Nuvem de palavras com discursos dos partidos (Foto: Reprodução/OCI)
Nuvem de palavras com discursos dos partidos (Foto: Reprodução/OCI)
Nuvem de palavras com discursos dos partidos (Foto: Reprodução/OCI)

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